.Ah, a igreja Católica, amada e odiada, bem e mal falada, sabia e ignorante em muitas de suas ações. Hoje esta talvez seja a instituição mais poderosa que existe, mais poderosa que o governo do USA, que a Otan ou até mesmo que a ONU, mas o que torna tal instituição tão poderosa, alguns responderiam : '' A fé inabalável das pessoas e o fato de que a igreja é a verdadeira palavra de deus, e a palavra de deus é inquestionável e blablabla'', eu, meus amigos, respondo diferente, sem a minima duvida afirmo: o que faz dessa instituição tão poderosa é o fato de que durante mais de 1.000 anos ela pode impor a sua vontade a todos, mesmo a aqueles que não queriam aceita-la, é fato que durante a idade media ICAR torturava e matava todos aqueles que não a aceitavam, foi esse poder de imposição que transformou a igreja católica na instituição mais poderosa e popular da atualidade.
.Mas hoje meus amigos, hoje é diferente, a igreja Católica poder continuar sendo a instituição mais poderosa do mundo, mas seu poder vem decaindo muito atualmente ( e quando digo atualmente quero dizer nos últimos 500 anos). Hoje o poder da igreja da igreja Católica se mede mais em popularidade do que em poder politico de fato, na verdade atualmente não existe nem uma unica nação teocrática católica , e mesmo sua popularidade entre a população em geral, esse queda de influência e poder da igreja se deve a vários fatores que surgiram com o advento da modernidade e que se agravaram com a pós-modernidade, nesse pequeno post pretendo fazer um breve relato sobre a queda da igreja Católica e também analisar seus problemas pelas lentes do genial Otto Preminger.
A igreja Católica e a modernidade
. A modernidade foi, em termos gerais, a era da crença no progresso. Ela teve inicio com a chamada grande revolução cientifica (que ocorreu durante o renascimento). A grande revolução cientifica foi um marco na historia do pensamento humano, pois originou uma nova forma de investigar o mundo : a ciência, com a ciência o homem não precisa recorrer a deus para explicar o mundo a sua volta, ou seja, a igreja Católica deixou de ser o centro dos conhecimentos, pela primeira mostrado que a igreja é falível e digna de questionamentos.
.Outro grande golpe no estomago da ICAR fora a reforma protestante, quando a ICAR teve seu status de mensageira de deus questionado. Vários foram os fatores que deram poder ao protestantismo para desbancar o catolicismo e o principal deles foi o a acensão da burguesia, como Max Weber aponta em seu '' A ética protestante e o espirito do capitalismo'' o protestantismo se adequou muito bem aos valores burgueses ( além de ter ajudado a monda-los). Existem muitos motivos que fizeram vários burgueses se converter ao protestantismo, talvez o principal seja o fato de que o protestantismo aceitava o lucro, diferente do catolicismo que naquela época o rejeitava, mas existe um outro motivo igualmente importante: o catolicismo era a religião da nobreza, na verdade o catolicismo não era muito diferente das antigas mitologias egípcia e romana, onde os imperadores eram colocados como deuses; da mesma forma que essas antigas mitologias, o catolicismo exaltava a figura dos papas e dos reis. O catolicismo funcionava como um instrumento de controle ideológico da nobreza e como os burgueses eram os maiores inimigos da nobreza e do direito divino, nada mais lógico do que aderir ao protestantismo.
. A relação entre a ICAR e a modernidade é simples: a modernidade fora a era da crença no progresso tanto no cientifico ( como na grande revolução cientifica) quanto no material ( como o dos burgueses que ajudaram a dar força a reforma protestante) e a ICAR era completamente anti-progresso, pois temia que as pessoas saíssem da caverna de Platão e descobrissem um mundo livre de seu autoritarismo, ou seja, basicamente a ICAR era contra a modernidade e vice-versa, como no final os valores modernos prevaleceram nossa querida curia romana acabou perdendo muito de seu poder e autoridade.
A igreja Católica e a pós-modernidade- Uma prévia
.A pós-modernidade é um período ainda mais sombrio para a igreja Católica, pois nele se impera o niilismo e os valores Nietzschianos, o homem pós-moderno é um homem desiludido em relação ao sentido da vida e para ele a ideia de deus se torna cada vez mais distante.
. Na pós-modernidade o homem desconfia das utopias e das ideologias, e o que é a igreja se não um grande aparelho ideológico com uma grande promessa utópica.
. Hoje com a ciência extremamente avançada e com a filosofia anunciando o fim das utopias, o que sobra da igreja?
. Hoje com os oprimidos cobrando seus direitos, o que será da igreja que sempre fora uma grande opressora.
. A pós-modernidade é uma época de contrastes, em quanto o mundo avança e as pessoas ficam mais inteligentes, porém só o que a é o negativismo e a falta de esperança em um futuro. A relação entre o catolicismo e a pós modernidade é complexa : a igreja está surrada pela modernidade e o mundo na pós-modernidade se aproxima cada vez mais do ateísmo e do niilismo.
Continua
Mateus Junqueira Enout.
Nenhum comentário:
Postar um comentário